Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO SETEMBRO - page 49

49
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
A investigaçãoacercadodesempenhode
alunosnasavaliações–queemcertame-
dida reflete o desempenho demestres, a
organização da escola e do sistema – in-
teressa, pois consisteemmais um instru-
mento de medida, não se devendo des-
cartar outros mecanismos para cruzar
referênciase informação.
Objetivar a aquisição de habilidades prag-
máticasnãodeveacarretar prejuízodo co-
nhecimentoacumulado,dopensamentocrí-
tico,poisoprincípioquesebusca respeitar
éodeque todos osalunos, semdistinção
deespéciealguma, têmdireitoàsmesmas
oportunidades deaprender edeatingir al-
tosníveisdedesempenho. Ummaior êxito
educativo dos estudantes se relaciona de
maneira estreita com o crescimento eco-
nômicodoPaís,beneficiandoassim tantoo
indivíduoquantoasociedade.
Dessa forma, inteirar-se sobre os dados
numéricos e estudar os pareceres técni-
cos que acompanham a devolução de re-
sultados de avaliações estandardizadas
são ações que contribuem para amelho-
riadaqualidadedaeducação formal.Dire-
cionam-seàmetafinal de todoequalquer
sistema educacional: ampliar a aprendi-
zagemdosalunos. Issoocorrenamedida
emqueaanálisedessesdadosdemanda
reflexão e propicia acerto na definição de
EDUCAÇÃO
COMPOSIÇÃOSOB IMAGEM©DARKOVUJIC/ISTOCKPHOTO
1...,39,40,41,42,43,44,45,46,47,48 50,51,52,53,54,55,56,57,58,...59
Powered by FlippingBook