Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO SETEMBRO - page 46

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
ciência. “Asduas coisasnão sãoexclu-
dentes. Queremos mostrar que é pos-
sível trabalhar onovo currículo voltado
para omundo do trabalho e garantir a
qualidade da aprendizagem.”
A experiência internacional ensina
que as ações mais eficazes para a
melhoria da qualidade da educação
básica devem centrar-se na aprendi-
zagemenaescola. Empaísesdedife-
rentes culturas e de orientações ide-
ológicas diversas evidencia-se, cada
vez commaior intensidade, a tendên-
cia de aferir a qualidade educacional
de sistemas de ensino e de escolas
com base em resultados quantificá-
veis, ou seja, em produtos educativos
mensuráveis, como os que se refle-
tem nos resultados das provas dos
alunos. Logo, a realização de avalia-
ções em larga escala tem se tornado
uma constante.
A importância conferida às avalia-
ções deriva de concepções, perspec-
tivas e interesses distintos quanto ao
papel da educação formal. No que diz
respeito às motivações relacionadas
ao Sistema SESI de Ensino, podem
ser destacados o fortalecimento das
economias nacionais – pelo estabe-
lecimento de vínculos mais estrei-
COMPOSIÇÃOSOB IMAGEM©DARKOVUJIC/ISTOCKPHOTO
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