Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO SETEMBRO - page 47

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
tos entre escolarização, emprego, produtividade
e mercado – e a consonância entre conteúdos e
aprendizados escolares e as demandas atuais da
vida em sociedade. Isso decorre do fato de os des-
critores de competências e habilidades a serem
avaliadas nos exames de proficiência estarem di-
retamente relacionados às capacidades exigidas
nomundo do trabalho, seja em nível técnicomédio
ou superior.
Assim, o indicador mais frequentemente adotado
para determinar o mérito de sistemas de ensino
tornou-se o nível de acesso ao conhecimento e o
domínio das competências básicas demonstrados
por estudantes em avaliações aplicadas em larga
escala, cuja validade e confiabilidade têm sido su-
ficientemente demonstradas.
Essa opção vem aumentando em decorrência da
melhoriadaqualidadedeelaboraçãoe implementa-
ção das avaliações estandardizadas e das crescen-
tes possibilidades oferecidas pelos sistemas infor-
matizados no processamento de dados. Programas
sofisticadosmuito contribuem no sentido de se ob-
ter tanto uma visão geral, sistêmica ou comparativa
do desempenho de alunos e escolas quanto indica-
ções particularizadas das habilidades adquiridas.
O Programa Escola SESI para oMundo do Trabalho
mantém o foco na indústria e em suas exigências
para um trabalhador do século XXI, que precisa
ingressar nas atividades industriais com conheci-
mentos adequados e aprofundados.
EDUCAÇÃO
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