Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO SETEMBRO - page 48

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Por um lado, é necessário considerar que a ca-
pacidade de aprendizagem permanente exerce
especial influência no destino profissional de
um cidadão do século XXI, haja vista a acelerada
modificação de procedimentos e dinâmicas labo-
rais. A aptidão de aprender a aprender se cons-
trói ao longo de uma educação básica consisten-
te e crítica.
Por outro lado, os alunos SESI da educação básica
participam das avaliações oficiais do governo bra-
sileiro e, assim, não apenas os estudantes, mas
também as escolas e o próprio Sistema SESI de
Ensino são avaliados. Não é possível menosprezar
o fato de que a obtenção de resultados insatisfa-
tórios gera posição desfavorável no ranking.
Enfim, há alto nível de concordância quanto ao
papel relevante das reflexões provocadas por es-
sas avaliações como instrumento de melhoria da
qualidade da educação escolar, sobretudo porque
conferir importância aos resultados obtidos pe-
los estudantes em avaliações equitativas de pro-
ficiência não implica desconsiderar os processos
educativos, as vivências e os conhecimentos mo-
bilizados no cotidiano escolar, ao contrário.
Associada a métodos qualitativos, como a obser-
vação de escolas e salas de aulas
in loco
ou por
meio de entrevistas a distância, essas avaliações
favorecem o estabelecimento de prioridades e a
identificação de práticas adequadas, que contri-
buam para a obtenção de resultados superiores.
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