Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO SETEMBRO - page 40

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SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
especialidades e ao conhecimento pedagógico atua-
lizado) que tornema reorientaçãopossível.Mas, para
que o profissional da educação se disponha a parti-
cipar, é imprescindível atuar sobre os valores e as re-
presentações, influindonacrença, naspossibilidades
dos estudantes e no compromisso com a aprendiza-
gem de todos.
Formaçõesmais específicas de caráter são necessá-
riasparaatender a todososdemaisprofissionaisque
atuam no processo educativo (monitor, secretário),
contribuindo, assim, para a apropriação de meios,
mecanismos e instrumentos que permitam interven-
çõesmais satisfatórias no cotidiano escolar.
Épreciso, ainda, assegurara todososprofissionaisda
educação condições de trabalho favoráveis aoexercí-
cioplenodesuas funções, garantindoasua real valo-
rização e formação permanente em serviço.
O SESI entende que, para proporcionar a efetividade
dasaçõesdequalquerprograma, éprecisoprepararos
profissionais que nele irão atuar. Nesse sentido, a ins-
tituição desenvolvemeios de valorizar e formar os pro-
fessoresde sua redenasmaisamplaspossibilidades.
Henrique explica que é preciso formar o docente não
só naquilo que ele tem como atributo de sua respon-
sabilidade, mas também em outras vertentes. “Hoje,
o professor precisa saber negociar, interagir com a
família, entre outros. Essas novas dinâmicas exigem
deleoutroperfil”, diz o gerente, enfatizandoqueesse
eixo engloba a “informação a serviço dos professo-
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