Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO SETEMBRO - page 43

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
tante e intencional de aprendizagem, com o objeti-
vo de contribuir para o desenvolvimento de compe-
tências institucionais por meio do desenvolvimento
de competências individuais.
Entre as habilidades consideradas fundamentais,
cumpre ressaltar aquelas que possibilitam ao ges-
tor uma atuação coordenada e cooperativa, pauta-
da no diálogo e no equilíbrio entre o pedagógico e o
administrativo, em prol da concretização dos obje-
tivos gerais e específicos do Programa Escola SESI
para oMundo do Trabalho.
Os profissionais envolvidos na gestão do Sistema
SESI de Ensino devem, portanto, atuar em rede,
sem estabelecer supremacia entre o pedagógico e
o administrativo, para concretizar o Programa Esco-
la SESI para o Mundo do Trabalho. Enfim, o Pacto
Nacional pelaMelhoria da Aprendizagem represen-
ta um grande desafio para os gestores, não só pela
dimensão da tarefa a ser executada, como também
pela exigência de que sejam constituídas equipes
que construam, de fato, um trabalho coletivo e
integrado.
A gestão em nível administrativo e pedagógico re-
quer compromisso no que diz respeito à observân-
cia dos princípios acordados entre o Departamento
Nacional e os departamentos regionais. As ações
devem ser definidas com base no compromisso e
namotivação dos atores envolvidos e considerando
oatendimentodasdemandas eespecificidadesdas
escolas SESI para oMundo do Trabalho.
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