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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

CAPA

nesse contexto, a educação de adultos ganhou uma nova profundidade

e amplitude e tornou-se um imperativo no local de trabalho, no lar e na

comunidade, à medida que homens e mulheres se esforçam por criar

novas realidades em todas as etapas da vida.

Outro ponto importante levantado por ele é em relação à matriz de re-

ferência curricular para a Metodologia. “Ela é definida considerando as

competências essenciais exigidas pela atual sociedade do conhecimen-

to e pela globalização para oferecer igualdade de oportunidades a todos

e a cada um dos cidadãos e cidadãs adultos, para a realização pessoal,

no mundo do trabalho e no exercício da cidadania ativa, por meio da

educação e da formação continuada”, afirma Bordignon. Ele completa

que o fundamento da Metodologia está em situar o processo de Educa-

ção de Jovens e Adultos trabalhadores a partir do que os trabalhadores

já sabem e das competências que desenvolveram ao longo da vida, su-

perando a lógica tradicional, que situa o processo educativo a partir do

que os educandos não sabem.

“A Metodologia de Reconhecimento de Saberes ousa avançar com vis-

tas à superação de nossa cultura pedagógica, que impõe aos cursos de

EJA os mesmos parâmetros da escola tradicional, como se os adultos

devessem percorrer os caminhos do itinerário educativo não percorrido

quando crianças e adolescentes, desconsiderando que, embora por fora

da pista escolar, não deixaram de caminhar, de crescer intelectualmen-

te, se desenvolver e aprender”, diz o professor.