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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CAPA
nesse contexto, a educação de adultos ganhou uma nova profundidade
e amplitude e tornou-se um imperativo no local de trabalho, no lar e na
comunidade, à medida que homens e mulheres se esforçam por criar
novas realidades em todas as etapas da vida.
Outro ponto importante levantado por ele é em relação à matriz de re-
ferência curricular para a Metodologia. “Ela é definida considerando as
competências essenciais exigidas pela atual sociedade do conhecimen-
to e pela globalização para oferecer igualdade de oportunidades a todos
e a cada um dos cidadãos e cidadãs adultos, para a realização pessoal,
no mundo do trabalho e no exercício da cidadania ativa, por meio da
educação e da formação continuada”, afirma Bordignon. Ele completa
que o fundamento da Metodologia está em situar o processo de Educa-
ção de Jovens e Adultos trabalhadores a partir do que os trabalhadores
já sabem e das competências que desenvolveram ao longo da vida, su-
perando a lógica tradicional, que situa o processo educativo a partir do
que os educandos não sabem.
“A Metodologia de Reconhecimento de Saberes ousa avançar com vis-
tas à superação de nossa cultura pedagógica, que impõe aos cursos de
EJA os mesmos parâmetros da escola tradicional, como se os adultos
devessem percorrer os caminhos do itinerário educativo não percorrido
quando crianças e adolescentes, desconsiderando que, embora por fora
da pista escolar, não deixaram de caminhar, de crescer intelectualmen-
te, se desenvolver e aprender”, diz o professor.