Background Image
Previous Page  6 / 57 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 6 / 57 Next Page
Page Background

6

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

Segundo o professor, todos os indivíduos carregam uma bagagem cultural que

não foi aprendida na escola, mas em contextos informais, como na família ou

emgrupos de amigos. “A educação não formal contemplamétodos de aprendi-

zagem participativos, baseados na responsabilidade, autonomia e vivência de

cada formando”, explica Bordignon, ressaltando que, dessa forma, ela não só

vai ao encontro das necessidades e aspirações de cada um, como tambémpo-

tencializa o desenvolvimento de competências pessoais, artísticas e culturais.

Nesse sentido, para atender às características dos jovens e adultos que não

terminaram a escolaridade básica, as ofertas de educação devem ser as mais

diversificadas possíveis, seja nas metodologias, nos recursos, nos espaços e

tempos, de forma a serem adequadas à diversidade das situações dos traba-

lhadores da indústria. “Assim, ganha relevância o desenvolvimento de com-

petências de vida que permitam às pessoas compreender e participar na so-

ciedade do conhecimento, mobilizando através delas o saber, o ser e o saber

resolver os problemas com que o mundo atual, em mudança, as confronta

constantemente”, diz o professor, completando que, sendo o adulto/pessoa/

cidadão um construtor de conhecimentos em interação com a experiência, ca-

paz de desenhar seu projeto de vida, a formação deve levar em consideração

as diferenças em estilo, tempo, espaço e ritmo de aprendizagem nos recursos,

nos espaços e tempos, de forma a serem adequadas à diversidade das situa-

ções das pessoas.

Essa caracterização permite ao adulto fazer escolhas pessoais adaptadas às

suas características cognitivas e necessidades, levando-o a se responsabilizar

pelo desenho do seu próprio desenvolvimento, podendo, entre outros, plane-

jar, selecionar, ensaiar, arriscar, cometer erros, retificar e avaliar seu itinerário

educativo. “A concepção dos adultos enquanto desenhadores do seu desen-

volvimento pessoal e profissional será um construto com muitas possibilida-

des no processo da educação/formação ao longo da vida”, afirma Bordignon.

©MAREK MNICH/ISTOCKPHOTO