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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

CAPA

O QUE MUDA

Em primeiro lugar, a Metodologia de Reconhecimento de Saberes

Escolares vai trazer como benefício para a indústria, segundo Ma-

ria Helena, um trabalhador mais escolarizado, que já desenvolveu

os conhecimentos, mas não possui o certificado de Ensino Funda-

mental ou Médio. “O objetivo último da Metodologia é a elevação da

escolaridade do trabalhador. A partir do momento em que esse pro-

fissional, por meio de um processo mais amplo de aferição de seus

conhecimentos, consegue uma certificação e continua com seus es-

tudos, ele vai ter sua produtividade melhorada, já que um profissio-

nal mais escolarizado é mais produtivo. Isso contribuirá, também,

para a competitividade da indústria e melhoria dos processos inter-

nos”, garante a gerente. Ela ainda afirma que a Metodologia é uma

etapa da elevação da escolaridade desse trabalhador. “Trata-se de

uma oportunidade para que ele finalize uma etapa estudantil, certi-

fique seus saberes e continue seu processo educativo”.

Sergio Gotti conta que a Metodologia está sendo finalizada e que

o SESI pretende implantá-la a partir de 2016. “Somos pioneiros no

País, pois o MEC possui a Metodologia de Reconhecimento de Sabe-

res Profissionais, utilizada pelo Certific; contudo, não há uma políti-

ca nacional de reconhecimento de saberes escolares, e o Ministé-

rio tem se mostrado interessado nessa implementação”, conclui o

gerente-executivo.