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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CAPA
que, se considerarmos todo o mercado formal de trabalhadores
da indústria brasileira, 48% deles não concluíram sua escolari-
dade básica, ou seja, praticamente metade dos trabalhadores
da indústria nacional não tem formação até o Ensino Médio.
O objetivo, portanto, da Metodologia do SESI é permitir que o tra-
balhador obtenha o reconhecimento de suas habilidades e compe-
tências. “Tendo completamente reconhecidas suas competências,
o profissional é certificado no Ensino Fundamental ou Médio. Caso
essas competências não sejam totalmente reconhecidas, ele tem
uma certificação parcial, e os conhecimentos que faltam para que
ele chegue à certificação final são estruturados, em um trabalho
que acontece em parceria com o conselho de classe, em um plano
de estudos para que ele consiga finalizar sua avaliação e ser certi-
ficado”, explica a gerente do SESI.
Maria Helena salienta que a Metodologia está estruturada de
acordo com a matriz curricular do novo Projeto EJA do SESI.
“Essa matriz estrutura-se em quatro áreas de conhecimento e
no desenvolvimento de habilidades e competências. Dessa for-
ma, para cada uma das áreas de conhecimento, já estruturamos
as competências a serem desenvolvidas, as habilidades para
que se chegue a essas competências, bem como os conteúdos
didáticos que deverão ser tratados para o desenvolvimento do
grupo de habilidades e para que se alcance o desenvolvimento
de competências”, explica.