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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

CAPA

que, se considerarmos todo o mercado formal de trabalhadores

da indústria brasileira, 48% deles não concluíram sua escolari-

dade básica, ou seja, praticamente metade dos trabalhadores

da indústria nacional não tem formação até o Ensino Médio.

O objetivo, portanto, da Metodologia do SESI é permitir que o tra-

balhador obtenha o reconhecimento de suas habilidades e compe-

tências. “Tendo completamente reconhecidas suas competências,

o profissional é certificado no Ensino Fundamental ou Médio. Caso

essas competências não sejam totalmente reconhecidas, ele tem

uma certificação parcial, e os conhecimentos que faltam para que

ele chegue à certificação final são estruturados, em um trabalho

que acontece em parceria com o conselho de classe, em um plano

de estudos para que ele consiga finalizar sua avaliação e ser certi-

ficado”, explica a gerente do SESI.

Maria Helena salienta que a Metodologia está estruturada de

acordo com a matriz curricular do novo Projeto EJA do SESI.

“Essa matriz estrutura-se em quatro áreas de conhecimento e

no desenvolvimento de habilidades e competências. Dessa for-

ma, para cada uma das áreas de conhecimento, já estruturamos

as competências a serem desenvolvidas, as habilidades para

que se chegue a essas competências, bem como os conteúdos

didáticos que deverão ser tratados para o desenvolvimento do

grupo de habilidades e para que se alcance o desenvolvimento

de competências”, explica.