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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

RECO

O conceito de

aprendizagem ao longo da vida

foi estabelecido pela

UNESCO no Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para

o século XXI, denominado

Educação: um tesouro a descobrir

, que de-

finiu os pilares da educação na sociedade do conhecimento: aprender

a conhecer, a fazer, a viver em comum e a ser. “Esses pilares levaram

à construção da Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que pre-

vê a identificação, validação e certificação de competências”, diz o pro-

fessor, contando, ainda, que a Metodologia tem amparo na Declaração

Universal dos Direitos Humanos de 1948 e em inúmeras convenções e

declarações que reafirmaram o direito ao reconhecimento dos conheci-

mentos obtidos por outras vias que não a escolarização formal. “Esse

direito ampara-se, também, em uma visão antropológica da educação

como cultura, ou seja, não existem culturas superiores, mas diferentes”.

Bordignon explica, ainda, que o Reconhecimento de Saberes encontra

amparo também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

(LDBEN), que permite a inscrição do aluno, analisando seu grau de de-

senvolvimento e experiência, na etapa curricular adequada, indepen-

dentemente de escolarização anterior, situando o educando no itine-

rário educativo. “Além disso, em um documento recente, o Ministério

da Educação definiu como uma das orientações fundamentais para a

EJA valorizar e reconhecer os saberes apreendidos pelos estudantes ao

longo da sua trajetória pessoal e profissional”, lembra, salientando que,

©MAREK MNICH/ISTOCKPHOTO