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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
RECO
O conceito de
aprendizagem ao longo da vida
foi estabelecido pela
UNESCO no Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para
o século XXI, denominado
Educação: um tesouro a descobrir
, que de-
finiu os pilares da educação na sociedade do conhecimento: aprender
a conhecer, a fazer, a viver em comum e a ser. “Esses pilares levaram
à construção da Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que pre-
vê a identificação, validação e certificação de competências”, diz o pro-
fessor, contando, ainda, que a Metodologia tem amparo na Declaração
Universal dos Direitos Humanos de 1948 e em inúmeras convenções e
declarações que reafirmaram o direito ao reconhecimento dos conheci-
mentos obtidos por outras vias que não a escolarização formal. “Esse
direito ampara-se, também, em uma visão antropológica da educação
como cultura, ou seja, não existem culturas superiores, mas diferentes”.
Bordignon explica, ainda, que o Reconhecimento de Saberes encontra
amparo também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN), que permite a inscrição do aluno, analisando seu grau de de-
senvolvimento e experiência, na etapa curricular adequada, indepen-
dentemente de escolarização anterior, situando o educando no itine-
rário educativo. “Além disso, em um documento recente, o Ministério
da Educação definiu como uma das orientações fundamentais para a
EJA valorizar e reconhecer os saberes apreendidos pelos estudantes ao
longo da sua trajetória pessoal e profissional”, lembra, salientando que,
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