PROJETO PIONEIRO
Maria Helena Martins, gerente de Educação para o Trabalhador
do SESI, explica que a Metodologia de Reconhecimento de Sabe-
res é uma proposta já adotada por alguns países que possuem
um grande número de adultos sem a escolaridade básica con-
cluída. “Buscamos pelo mundo experiências mais avançadas re-
lacionadas à Metodologia de Reconhecimento de Saberes, e co-
nhecemos a de Portugal. Fomos até lá, coletamos informações
e, a partir dessa experiência, começamos a estruturar a nossa
proposta, que é a Metodologia de Reconhecimento de Saberes
Escolares”, conta, ressaltando que era importante para o SESI
ter uma metodologia própria, pois ela vai possibilitar ao adulto
trabalhador que ainda não concluiu a escolaridade básica ter re-
conhecidos seus saberes, desenvolvidos em ambientes formais,
não formais e informais. “Essa Metodologia é, portanto, uma es-
tratégia para que sejam certificados saberes já desenvolvidos
pelo trabalhador, mas que não possuem uma comprovação es-
colar formal, ou seja, uma certificação desses saberes”.
Tradicionalmente, quando o adulto retorna aos estudos, a esco-
la o leva para iniciar sua trilha como se ele nunca tivesse desen-
volvido nenhum conhecimento escolar. “Isso não é justo, diante
de sua trajetória de vida, e pode acabar por desestimulá-lo, pela
constatação de que seus saberes já desenvolvidos não são re-
conhecidos e valorizados”, analisa Maria Helena, completando
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EDUCAÇÃO