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PROJETO PIONEIRO

Maria Helena Martins, gerente de Educação para o Trabalhador

do SESI, explica que a Metodologia de Reconhecimento de Sabe-

res é uma proposta já adotada por alguns países que possuem

um grande número de adultos sem a escolaridade básica con-

cluída. “Buscamos pelo mundo experiências mais avançadas re-

lacionadas à Metodologia de Reconhecimento de Saberes, e co-

nhecemos a de Portugal. Fomos até lá, coletamos informações

e, a partir dessa experiência, começamos a estruturar a nossa

proposta, que é a Metodologia de Reconhecimento de Saberes

Escolares”, conta, ressaltando que era importante para o SESI

ter uma metodologia própria, pois ela vai possibilitar ao adulto

trabalhador que ainda não concluiu a escolaridade básica ter re-

conhecidos seus saberes, desenvolvidos em ambientes formais,

não formais e informais. “Essa Metodologia é, portanto, uma es-

tratégia para que sejam certificados saberes já desenvolvidos

pelo trabalhador, mas que não possuem uma comprovação es-

colar formal, ou seja, uma certificação desses saberes”.

Tradicionalmente, quando o adulto retorna aos estudos, a esco-

la o leva para iniciar sua trilha como se ele nunca tivesse desen-

volvido nenhum conhecimento escolar. “Isso não é justo, diante

de sua trajetória de vida, e pode acabar por desestimulá-lo, pela

constatação de que seus saberes já desenvolvidos não são re-

conhecidos e valorizados”, analisa Maria Helena, completando

©MAREK MNICH/ISTOCKPHOTO

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SESI/SENAI

EDUCAÇÃO