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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

NOVO PROJETO

Diante do exposto, percebe-se que o reconhecimento de saberes acumula-

dos pelos adultos nas experiências de vida e trabalho implica práticas di-

versificadas, personalizadas e contextualizadas, que incentivem a autono-

mia e permanente diálogo entre educandos e educadores. Nessa direção,

a área de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI) está propondo

um projeto para a Educação de Jovens e Adultos, considerando sua espe-

cificidade de formação de trabalhadores industriais, que adota como um

de seus fundamentos a Metodologia de Reconhecimento de Saberes ad-

quiridos em processos formais, não formais e informais de educação e nas

experiências de vida e trabalho.

Segundo Sergio Gotti, gerente-executivo de Educação do SESI, o projeto

compreende as etapas da Metodologia de identificação, validação e certifi-

cação de competências desenvolvidas pelos Jovens e Adultos, e a proposta

da instituição é concebida no contexto de um referencial mais vasto de

educação ao longo da vida, constituindo um quadro orientador para definir

e desenvolver projetos de educação/formação de adultos trabalhadores.

“Elaboramos um projeto nacional de cursos de Educação de Jovens e

Adultos com dois eixos caracterizantes: contextualização ao ambiente

de trabalho e reconhecimento de saberes adquiridos pelos educandos

ao longo da vida”, explica o gerente-executivo, completando que a con-

textualização requer currículos flexíveis e adaptados às circunstâncias

do trabalhador, bem como a utilização do ambiente de trabalho como

espaço educacional. “Já a identificação, validação e certificação de com-

petências requerem a construção de metodologia própria, considerando

que, no Brasil, as experiências sobre o tema são incipientes”.

©MAREK MNICH/ISTOCKPHOTO