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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
NOVO PROJETO
Diante do exposto, percebe-se que o reconhecimento de saberes acumula-
dos pelos adultos nas experiências de vida e trabalho implica práticas di-
versificadas, personalizadas e contextualizadas, que incentivem a autono-
mia e permanente diálogo entre educandos e educadores. Nessa direção,
a área de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI) está propondo
um projeto para a Educação de Jovens e Adultos, considerando sua espe-
cificidade de formação de trabalhadores industriais, que adota como um
de seus fundamentos a Metodologia de Reconhecimento de Saberes ad-
quiridos em processos formais, não formais e informais de educação e nas
experiências de vida e trabalho.
Segundo Sergio Gotti, gerente-executivo de Educação do SESI, o projeto
compreende as etapas da Metodologia de identificação, validação e certifi-
cação de competências desenvolvidas pelos Jovens e Adultos, e a proposta
da instituição é concebida no contexto de um referencial mais vasto de
educação ao longo da vida, constituindo um quadro orientador para definir
e desenvolver projetos de educação/formação de adultos trabalhadores.
“Elaboramos um projeto nacional de cursos de Educação de Jovens e
Adultos com dois eixos caracterizantes: contextualização ao ambiente
de trabalho e reconhecimento de saberes adquiridos pelos educandos
ao longo da vida”, explica o gerente-executivo, completando que a con-
textualização requer currículos flexíveis e adaptados às circunstâncias
do trabalhador, bem como a utilização do ambiente de trabalho como
espaço educacional. “Já a identificação, validação e certificação de com-
petências requerem a construção de metodologia própria, considerando
que, no Brasil, as experiências sobre o tema são incipientes”.
©MAREK MNICH/ISTOCKPHOTO