Revista SESI-SENAI Educação - page 71

PROJETO INSTITUCIONAL
71
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Maria Eliane diz que essas situações de aprendizagem são
um conjunto de alternativas que pode envolver a realização
deprojetosdeformaautônoma,desenvolvendoascompetên-
ciasdoprofissional. “A competênciaestánapessoa, nãono
ensino;então,seoobjetivoédesenvolvercompetênciasnesse
profissional, éprecisoqueele seja constantementeprovoca-
do.AMetodologiabusca formarcombaseemcompetências,
traduzindo-asemumcurrículoquesejacapazdedesenvolver
noalunocapacidadesparaatuardentrodesseperfil.”
Existenesseprojetoumdesafioquevaialémdo lançamento
daMetodologia.A intençãodo SENAI,segundoMariaEliane,
é fazer algoque contemplenão sóa criaçãodenovospro-
cessos,visandoa trabalharacapacitaçãodosprofissionais,
como tambéma revitalizaçãodeprocessos jáexistentes.
Por fim, aespecialistadizqueaMetodologiaseráalavanca-
da por outro projeto já existente no SENAI, que contempla
a integraçãodeaçõesdesenvolvidasnabuscapeloaprimo-
ramento de saberes relacionados às práticas profissionais.
“Temos um projeto chamado Inova, que é um conjunto de
projetos integradores. CombasenaMetodologia, iremosàs
empresasepegaremosumasituação real doseucotidiano,
trazendo-aparadentrodoSENAI.Dessaforma,osalunos irão
desenvolverprojetosvisandoasolucionarproblemas reais.”
Elaafirmou,ainda,queháavontadeporpartedoSENAIde
tornaresseprojetoalgoqueenglobe todoo territórionacio-
nal, podendodarumaamplitudemaioraosbenefíciosque
aMetodologia pode oferecer. “Essas iniciativas já existem
entrenós,masqueremos trabalhá-lasemescalanacional,
paraquepossamde fato representarnossomodelo.Nossa
meta é fazer com que essaMetodologia exista em todo o
Brasil, levandoemcontaessasnuances”, encerra.
1...,61,62,63,64,65,66,67,68,69,70 72,73,74,75,76
Powered by FlippingBook