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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
caçãoparaoMundodoTrabalhodaCNIeoprogramaEsco-
laSESIparaoMundodoTrabalhocorroboramessapropos-
taporqueelesconsideramaEducaçãode JovenseAdultos
fundamentalparaodesenvolvimentodeseusobjetivos.
“AEJAdoSESI existedesdea sua fundação,mas chega-
mosàconclusãodequeeranecessáriomudar aestrutu-
radanossaofertapara ir aoencontrodasnecessidades
dos nossos clientes/alunos e da indústria, haja vista o
segmento ter definido a educação como a sua primeira
demanda”, explica Maria Helena Martins, dizendo que
essenovoprojeto vemcomo resultadodaspremissasdo
Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, que define a
educaçãocomoumdosseuspilares, englobandoeduca-
ção básica, educação profissional e formação de enge-
nheirose tecnólogos.
AgerentedoSESIcontaqueaspremissasdaNovaEJA têm
comodiretriz principal oaumentodaprodutividadedo tra-
balhador, visandoaoavançodacompetitividade industrial.
“Basicamente, asnossaspropostasdemudança sãoalte-
rarocurrículoparaquesejaorientadopor competênciase
habilidades;buscarumaarticulaçãoentreaEJAeaeduca-
ção profissional; emudar a organização do currículo, que
hojeéofertadopordisciplinas–nossapropostaéqueseja
ofertadoporáreadeconhecimento”, explica.
Em relaçãoàmudançaorganizacionaldocurrículo,o foco
é no trabalho por projetos. “Os eixos articuladores que
pretendemos trabalhar são Ciência, Cultura, Tecnologia
e Trabalho”, detalha Maria Helena, completando que o
tempo da EJA deve ser diferente do tempo da educação
“regular”, jáqueoperfil doalunoédiferenciado, com ida-
de, experiênciade vidae interessesdiferentes.