Revista SESI-SENAI Educação - page 76

76
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Comoéocenáriona Ibero-América?
É um cenário desafiador, que exigemuito
empenhoporpartedosgovernosdaregião,
especialmenteporque, quando se tratade
todaa região latino-americana,háumatra-
sonaeducaçãodeaproximadamente30%.
Isso significaqueos professores, especial-
mente os profissionais da educação de jo-
vens e adultos, precisam ser encorajados
nasua formaçãoevocação, para trabalhar
com essas comunidades que têm mais
problemas com o desenvolvimento educa-
cional esocial. Éumpanoramadesafiador,
mas também encorajador, porque há ex-
periências como a brasileira, por exemplo,
emque se trabalha fortemente comas co-
munidadesosassuntosdaeducaçãopara
o trabalho, a educação inclusiva e temas
diversos, como direitos humanos e políti-
caspúblicas.NoBrasil, isso foi tratadocom
sucesso, diversificando a formação dos
docentes e tornando-amais completa. No
casodoMéxico, tambémháprojetosmuito
interessantes. Estamos trabalhandoama-
neira como enxergamos a aprendizagem,
envolvendomaisa família, asociedade, os
professorescomo líderesemcadacomuni-
dade.Háum fortepotencial paracontribuir
paraqueosproblemaseducacionaissejam
gradualmente resolvidos.
Oquevocêacreditasernecessáriopara
umaaprendizagemmaissignificativa?
Antes de tudo, aprender aescutarmais
as pessoas das comunidades e enten-
der que os programas sociais e educa-
cionais são orientados para pessoas. É
preciso conhecer a vozda comunidade,
dos pais de família, dos trabalhadores,
dos professores, das autoridades lo-
cais, e creio que isso émuito importan-
te para criar programas mais flexíveis.
A chamada educação “formal” – digo
formal entre aspas, porque esse é um
termo que hoje em dia está desatuali-
zado, desnecessário – deve aprender
com a educação popular e com a edu-
cação chamada “não formal”, porque
muitas vezes esta educação é muito
mais flexível, leva mais em considera-
ção o que ocorre nas comunidades e é
maishorizontal. Então, creioque, neste
sentido, os sistemas educacionais ins-
titucionais ou formais têm muito que
aprender.
1...,66,67,68,69,70,71,72,73,74,75 76
Powered by FlippingBook