Revista SESI-SENAI Educação - page 68

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
nais atuantes nas áreas referentes à produção. “O impacto
da tecnologia e asmudanças pelas quais ela passa é algo
quedevesermensurado.Nossocursoprecisa levar issoem
conta,antecipandooquepodemudarnessecenário.”
A especialista reforça esse pensamento ao dizer que não
existemaisummundoprescrito:as tecnologiasvãoseapri-
morando,eoprofissional tambémprecisaseaprimorar. “O
trabalhador temdeentenderqueénecessáriobuscaralter-
nativas e se atualizar, tornando sua formação aindamais
autodidata.”
MariaElianedizaindaqueesseperfil queé traçadopossui
certo prazo de validade, exatamente pelo fato de as tec-
nologiasque impactamosprocessosprodutivosmudarem
constantemente. Dessa forma, amaneira com que essas
tecnologias são trabalhadas sofre constantes mudanças,
fazendo com que os perfis profissionais tambémmudem.
Emmédia, a cada três ou cinco anos é preciso que esse
perfil seja revisto, paraque se referendeoqueestáposto,
ousealteremaspráticasquecaíramemdesuso.
Oprocesso
AprimeirapartedaMetodologiase refereao levantamento
dos perfis profissionais, emque são feitas pesquisas atra-
vés deum fórum consultivo. Paradefinir esses perfis, são
constituídos Comitês Técnico-Setoriais, com a represen-
tação de especialistas das empresas, do SENAI, domeio
acadêmico, do poder público e de associações ou órgãos
de classe que, levando em consideração os impactos da
tecnologianos processos produtivos, definem, sob a coor-
denaçãodo SENAI, ascompetênciasnecessáriasaumde-
terminadoperfil profissional.
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