Revista SESI-SENAI Educação - page 64

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
“Mas nós podemos ressignificar o material didático, fa-
zendo comqueoaluno interpreteos conteúdos deacor-
do com sua vivência, com omundo do trabalho e com a
formação cidadã que toda educação deve prever”, argu-
menta, ressaltandoqueaEducaçãode Jovens eAdultos
doSESI não é técnica, e simbásica, com focona forma-
çãoparaomundodo trabalhoena formaçãodo cidadão.
Metodologia
A proposta daNova EJA busca a articulação dos Parâme-
tros Curriculares Nacionais com os conteúdos dos cursos
doSENAI. “Jádesenvolvemos aexperiênciados currículos
contextualizados, quesão recursosdidáticosdiferenciados
pararamosdeatividadesespecíficos.Temosoitocurrículos
prontosparaaEJAeestamosemprocessodeelaboração
demais dois”, contaMaria Helena. Ela acrescenta que o
SESIestásepreparando tambémpara iniciarumprocesso
juntoaoConselhoNacional deEducaçãoparaa revisãoda
carga horária do curso e uma certificação nacional. “Pre-
tendemosqueoSistemaSESI seja credenciado comoum
certificadornacional deEJA”, revela.
O início
Em2014, apropostadaNovaEJA serácolocadaemprá-
tica. Para começar, o Sistema SESI, juntamente com o
SENAI, darão início ao projeto Pronatec EJA. Três depar-
tamentos regionais–Paraná, Riode Janeiroe Tocantins
–promoverãoumprojetopilotonosmoldesdanovapro-
posta. “Posteriormente, vamos ampliar a oferta eadotar
onovocurrículonaEJAque jáoferecemosnas indústrias
e nas escolas do SESI”, contaMariaHelena, explicando
que, para isso, oSESI aindadependedacertificação.
JOSÉ PAULO LACERDA
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