27
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
● Os que entregam os atributos de atenção, paciência e dinamismo
são os que conquistam a admiração. Mas, muitas das vezes, os rela-
tos são de professores distantes ou de turmas barulhentas e desinte-
ressadas, levando ao desestímulo.
● Soma-se a isso a falta de metodologias que tornem as matérias
mais interessantes e aplicáveis na prática do dia a dia.
● Embora no discurso o formato presencial seja o preferido, uma
“mistura” entre os dois formatos (educação presencial e a distân-
cia) parece ser a melhor forma de equalizar os prós e os contras de
cada um.
● A FERRAMENTA: grande parte demonstra pouca intimidade com
a tecnologia (computadores e smartphones), e como houve críticas
quanto a aulas por áudio, recomenda-se adotar um veículo mais pró-
ximo dos entrevistados; videoaulas parecem ser o ideal (Telecurso
surgiu como referência), uma vez que não dependeria do talento in-
dividual do professor.
● De forma complementar, a presença de um professor auxiliaria nas
explicações e na resolução de dúvidas, além de ser uma forma de
motivar e acompanhar o aluno durante o percurso.
EDUCAÇÃO