28
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
● Comunicação fácil, amigável de modo a criar identificação e motivação.
● Metodologia: uso de histórias, vídeos, aulas mais dinâmicas e vol-
tadas para a prática/ dia a dia parecem boas formas de prender a
atenção desse público e estimulá-lo.
● Acompanhamento: o aluno deve sentir-se acompanhado. Muitas
vezes, a cobrança é uma forma de estímulo. Programas de metas e
utilização de exercícios para acompanhar o desenvolvimento podem
ser interessantes.
● Esclarecimento: mostrou-se fundamental poder esclarecer as dúvi-
das na medida em que surgem. Por isso, ter um professor disponível
para tirar as dúvidas pessoalmente parece mesmo o ideal.
● As EMPRESAS são fundamentais e devem estar imersas nesse
processo, atuando como parceiras e fazendo a ponte entre o SESI e
os funcionários. Devem divulgar os cursos e incentivar os funcioná-
rios, por exemplo, através de planos de carreira. Sempre que pos-
sível, devem disponibilizar um espaço para os estudos no próprio
local de trabalho.
● PESSOALIDADE: considerando a figura do professor como o grande pi-
lar do ensino, é necessário levar ao aluno os atributos a ele associados.