Background Image
Previous Page  22 / 57 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 22 / 57 Next Page
Page Background

22

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

qualificação, além de ascensão profissional, melhoria

na qualidade de vida, valorização social e familiar. “Para

eles, esses fatores estão diretamente relacionados ao

grau de instrução”, explica a gerente, alertando que, por

outro lado, eles encontram dificuldades concretas, en-

tre elas a falta de tempo e o cansaço físico.

Em relação ao formato de execução das ações, o de

cursos a distância surgiria como uma alternativa, pela

maior flexibilidade e praticidade. “Porém, os entrevista-

dos mostraram-se um pouco reticentes, pois enxergam

o professor como o verdadeiro pilar no ensino, respon-

sável por acompanhar o aluno, identificar as dificulda-

des, esclarecer dúvidas e mesmo despertar seu inte-

resse”, relata Maria Helena, ressaltando que o formato

presencial tradicional também estaria longe do ideal,

dependendo do talento particular de professores.

A gerente do SESI avalia que, embora no discurso o

formato presencial seja o preferido, uma mistura entre

educação presencial e a distância parece ser a melhor

forma de se equalizar os prós e contras de cada um.

“E, de forma complementar, um professor presente au-

xiliaria nas explicações e em tirar as dúvidas, além de

ser uma forma de motivar e acompanhar o aluno du-

rante o percurso”, diz.

Outro ponto de destaque observado com a pesquisa é a

participação das empresas. Os entrevistados sugerem

que elas são fundamentais e devem estar imersas no

processo. “Os trabalhadores consideram que os empre-

©JOHAVEL/ISTOCKPHOTO