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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Para conhecer a percepção dos trabalhadores da in-
dústria com baixa escolaridade sobre os programas de
Educação de Jovens e Adultos e de Educação Continua-
da, a pesquisa avaliou a visão deles em relação à edu-
cação, a importância desta em sua vida, as motivações
que possuem para a elevação da escolaridade e as difi-
culdades encontradas, além da identificação do forma-
to de execução preferido, se possuem conhecimento e
acesso às tecnologias, o modo como a empresa empre-
gadora pode colaborar e quais são suas expectativas.
Edgar conta que a demanda era que os grupos focais
fossem realizados nas cinco regiões do Brasil, apesar
de o estudo ser de natureza qualitativa e não ter re-
presentatividade estatística. “Com isso, foram eleitas
as seguintes capitais: São Paulo, Goiânia, Porto Ale-
gre, Recife e Belém”, diz. Ele explica que a metodologia
qualitativa de pesquisa de mercado é utilizada quando
se deseja identificar, avaliar e compreender em pro-
fundidade valores, sentimentos, motivações e atitudes
sobre determinado tópico. “Por isso, entende-se que a
pesquisa qualitativa é adequada quando se quer en-
tender a dinâmica, o ‘porquê’ de determinados com-
portamentos do público a ser investigado”, analisa.
Sobre as conclusões dessa pesquisa, Maria Helena Mar-
tins, gerente de Educação para o Trabalhador do SESI,
ressalta que foi percebido que existe o desejo latente
dos trabalhadores em retornar aos estudos e obter mais
TRABALHADORES
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