19
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
do a metodologia qualitativa de pesquisa. “Os grupos
focais se caracterizam por entrevistas realizadas por
moderadores com um grupo de pessoas do público-al-
vo”, explica Edgar, contando que, para essa pesquisa,
foram convocados cinco grupos focais. O perfil dos par-
ticipantes era de trabalhadores industriais, homens e
mulheres, entre 18 e 49 anos, que não terminaram a
Educação Básica. “Essas pessoas foram previamente
convidadas, no seu local de trabalho, com o consenti-
mento da Diretoria de Recursos Humanos de suas res-
pectivas empresas”.
Já a segunda pesquisa, realizada em março de 2015,
teve como objetivo avaliar o impacto de ações e produ-
tos educacionais junto às empresas que contratam os
serviços ofertados pelo Sistema SESI. “O que se que-
ria saber especificamente era o grau de conhecimento
dos produtos de Educação Continuada ofertados, que
ações e produtos já foram contratados, qual o nível de
satisfação e recomendação, se há demanda por ou-
tros temas e se o formato está adequado em termos
de carga horária, modalidades, metodologia de ensino
e forma de entrega”, diz Edgar.
Ele relata que a segunda pesquisa avaliou cinco famí-
lias de produtos do Programa de Educação Continuada
do SESI: cursos de informática e inclusão digital; cur-
sos de reforço escolar; Educação Continuada em saú-
de e segurança do trabalho; formação de profissionais
em gestão; e formação de profissionais em serviços
administrativos e gerais.