Background Image
Previous Page  19 / 57 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 19 / 57 Next Page
Page Background

19

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

do a metodologia qualitativa de pesquisa. “Os grupos

focais se caracterizam por entrevistas realizadas por

moderadores com um grupo de pessoas do público-al-

vo”, explica Edgar, contando que, para essa pesquisa,

foram convocados cinco grupos focais. O perfil dos par-

ticipantes era de trabalhadores industriais, homens e

mulheres, entre 18 e 49 anos, que não terminaram a

Educação Básica. “Essas pessoas foram previamente

convidadas, no seu local de trabalho, com o consenti-

mento da Diretoria de Recursos Humanos de suas res-

pectivas empresas”.

Já a segunda pesquisa, realizada em março de 2015,

teve como objetivo avaliar o impacto de ações e produ-

tos educacionais junto às empresas que contratam os

serviços ofertados pelo Sistema SESI. “O que se que-

ria saber especificamente era o grau de conhecimento

dos produtos de Educação Continuada ofertados, que

ações e produtos já foram contratados, qual o nível de

satisfação e recomendação, se há demanda por ou-

tros temas e se o formato está adequado em termos

de carga horária, modalidades, metodologia de ensino

e forma de entrega”, diz Edgar.

Ele relata que a segunda pesquisa avaliou cinco famí-

lias de produtos do Programa de Educação Continuada

do SESI: cursos de informática e inclusão digital; cur-

sos de reforço escolar; Educação Continuada em saú-

de e segurança do trabalho; formação de profissionais

em gestão; e formação de profissionais em serviços

administrativos e gerais.