19
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Novos planos
Com o diagnóstico dos resultados da pesquisa de apro-
priação em mãos, algumas questões-chave estão sen-
do trabalhadas. “Vamos focar principalmente na capa-
citação e na ação de orientação
in loco
, para que sejam
dados feedbacks mais precisos e mais voltados para a
necessidade de cada Unidade do Departamento Regio-
nal”, informa Rosane.
Outro ponto importante que está sendo pensado no plano
de ação do Paraná é trabalhar como coordenador de curso
para que este estimule os demais docentes a uma prática
pedagógica mediadora, deixando claro o seu compromis-
so junto ao aluno e construindo com ele um processo de
aprendizagem significativa. Além disso, se planeja retomar
um trabalho de capacitação dos gerentes de unidades. “No
Paraná, consideramos importante que o diretor regional e
todas as equipes envolvidas com as ações educacionais
conheçam a Metodologia SENAI de Educação Profissional
e pratiquem seus fundamentos no dia a dia de suas fun-
ções”, afirma Rosane, reforçando que a intenção também
é garantir que os coordenadores de educação profissional
participem desse programa de capacitação.
Uma das questões que também está no plano de ação
do Paraná é possibilitar que as boas práticas sejam mais
disseminadas. “Queremos que a organização do trabalho
daqueles docentes que já entenderam a Metodologia e
que a praticam naturalmente em sua sala de aula sejam
disseminados para os demais”, conta Rosane.
o da Metodologia SENAI de Educação
reciso trabalhar muito com os
mais claro para os alunos
FOTOS: DIVULGAÇÃO