Background Image
Previous Page  17 / 59 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 17 / 59 Next Page
Page Background

17

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A

pesquisa sobre a apropriação daMetodologia SENAI de

Educação Profissional, desenvolvida pela instituição,

foi de grande valia para registrar o esforço do Depar-

tamento Nacional e também dos Regionais no sentido

de capacitar as equipes para consolidar o método na

prática pedagógica do docente. Para Rosane Apareci-

da Lara, gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI/PR,

a pesquisa foi uma excelente iniciativa do Departamento Nacional. “Ela

nos dá um grande balizador de evidências, confirmando que estamos no

caminho certo”, analisa.

Segundo ela, os resultados do estado foram bem significativos. “Em

um primeiro momento, podia-se imaginar que a apropriação não estava

acontecendo totalmente da forma esperada, mas a pesquisa veio para

mostrar que a metodologia está, sim, chegando até o aluno”. Rosane

ressalta que foi possível constatar que os estudantes conseguem perce-

ber, na ação docente de estímulo à aprendizagem inovadora e de utiliza-

ção de estratégias diversificadas, a metodologia em que está inserido, a

qual possibilita desenvolver suas competências e dar significado ao seu

processo de ensino e de aprendizagem.

A média geral alcançada pelo estado do Paraná na pesquisa sobre a

apropriação da Metodologia SENAI de Educação Profissional ficou em

torno de 8. “O que se percebe é que é preciso trabalhar muito com os do-

centes, a fim de que a Metodologia fique mais clara para os alunos”, afir-

ma a gerente, ressaltando que esse é um dos trabalhos que será mais

aprofundado ainda em 2015.