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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A
pesquisa sobre a apropriação daMetodologia SENAI de
Educação Profissional, desenvolvida pela instituição,
foi de grande valia para registrar o esforço do Depar-
tamento Nacional e também dos Regionais no sentido
de capacitar as equipes para consolidar o método na
prática pedagógica do docente. Para Rosane Apareci-
da Lara, gerente de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI/PR,
a pesquisa foi uma excelente iniciativa do Departamento Nacional. “Ela
nos dá um grande balizador de evidências, confirmando que estamos no
caminho certo”, analisa.
Segundo ela, os resultados do estado foram bem significativos. “Em
um primeiro momento, podia-se imaginar que a apropriação não estava
acontecendo totalmente da forma esperada, mas a pesquisa veio para
mostrar que a metodologia está, sim, chegando até o aluno”. Rosane
ressalta que foi possível constatar que os estudantes conseguem perce-
ber, na ação docente de estímulo à aprendizagem inovadora e de utiliza-
ção de estratégias diversificadas, a metodologia em que está inserido, a
qual possibilita desenvolver suas competências e dar significado ao seu
processo de ensino e de aprendizagem.
A média geral alcançada pelo estado do Paraná na pesquisa sobre a
apropriação da Metodologia SENAI de Educação Profissional ficou em
torno de 8. “O que se percebe é que é preciso trabalhar muito com os do-
centes, a fim de que a Metodologia fique mais clara para os alunos”, afir-
ma a gerente, ressaltando que esse é um dos trabalhos que será mais
aprofundado ainda em 2015.