Background Image
Previous Page  20 / 59 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 20 / 59 Next Page
Page Background

20

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

AMetodologia

Segundo Rosane, a Metodologia SENAI de Educação Profissional

vem sendo estruturada desde o final dos anos 1990 e vem, ao

longo desses anos, provocando fortemudança namaneira como

enxergamos o espaço da escola e a relação aluno-docente. “Ain-

da que tenhamos alguns docentes novos no processo, aomesmo

tempo temos docentes de muito tempo de casa, que ficam en-

cantados com a proposta, mas que ainda mantêm posturas con-

dizentes com alguns modelos anteriores em relação ao apren-

der”, afirma a gerente.

Por isso, na opinião de Rosane, a Metodologia é uma mudança

cultural. “O método requer o entendimento do novo papel do do-

cente, que sai daquela posição de só transferir conhecimento,

para ser o grande mediador do processo de ensino-aprendiza-

gem do aluno”, diz a gerente, enfatizando que, assim, o aluno vai

construindo significados na sua aprendizagem e na sua vida.

No SENAI do Paraná existe um Comitê de Educação que tem

como representantes o diretor regional, gerentes de Unidades, co-

ordenadores de educação profissional, a equipe da Gerência de

Educação Profissional e Tecnológica e representantes de áreas

transversais do Departamento Regional. “Nós nos reunimosmen-

salmente para tratar de vários assuntos referentes à educação

profissional e tecnológica, e um desses temas se refere à Meto-

dologia SENAI de Educação Profissional e à nossa atenção para

que estejamos efetivamente consolidando a formação com base

em competências em sala de aula”, relata Rosane. Ela conta que

os resultados da pesquisa levarammais tranquilidade ao Comitê.

“Existe um percentual pequeno da comunidade acadêmica que

ainda não conseguiu se apropriar do método, mas há muitos do-

centes estimulando seus alunos no desenvolvimento de ótimos

projetos, e é isso que precisa ser mostrado, disseminado e valori-

zado”, conclui Rosane.

Com o di

de orient