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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
AMetodologia
Segundo Rosane, a Metodologia SENAI de Educação Profissional
vem sendo estruturada desde o final dos anos 1990 e vem, ao
longo desses anos, provocando fortemudança namaneira como
enxergamos o espaço da escola e a relação aluno-docente. “Ain-
da que tenhamos alguns docentes novos no processo, aomesmo
tempo temos docentes de muito tempo de casa, que ficam en-
cantados com a proposta, mas que ainda mantêm posturas con-
dizentes com alguns modelos anteriores em relação ao apren-
der”, afirma a gerente.
Por isso, na opinião de Rosane, a Metodologia é uma mudança
cultural. “O método requer o entendimento do novo papel do do-
cente, que sai daquela posição de só transferir conhecimento,
para ser o grande mediador do processo de ensino-aprendiza-
gem do aluno”, diz a gerente, enfatizando que, assim, o aluno vai
construindo significados na sua aprendizagem e na sua vida.
No SENAI do Paraná existe um Comitê de Educação que tem
como representantes o diretor regional, gerentes de Unidades, co-
ordenadores de educação profissional, a equipe da Gerência de
Educação Profissional e Tecnológica e representantes de áreas
transversais do Departamento Regional. “Nós nos reunimosmen-
salmente para tratar de vários assuntos referentes à educação
profissional e tecnológica, e um desses temas se refere à Meto-
dologia SENAI de Educação Profissional e à nossa atenção para
que estejamos efetivamente consolidando a formação com base
em competências em sala de aula”, relata Rosane. Ela conta que
os resultados da pesquisa levarammais tranquilidade ao Comitê.
“Existe um percentual pequeno da comunidade acadêmica que
ainda não conseguiu se apropriar do método, mas há muitos do-
centes estimulando seus alunos no desenvolvimento de ótimos
projetos, e é isso que precisa ser mostrado, disseminado e valori-
zado”, conclui Rosane.
Com o di
de orient