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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Ações
A gerente de Educação Profissional e Tecnológica
do SENAI/PR conta que, nos últimos três anos, o
Departamento Regional do Paraná vem trabalhando
fortemente com os orientadores pedagógicos e com
os coordenadores de cursos, principalmente dos
cursos técnicos. “Desenvolvemos com esses atores
um programa de capacitação, chamado Laborató-
rio de Prática Pedagógica, em que eles se aprofun-
dam no estudo dos pressupostos da Metodologia
e da criação de Situações de Aprendizagem. Além
disso, fortalecemos a atividade de monitoramento
dos planos de ação das Unidades”, explica Rosa-
ne, completando que a proposta é intensificar mais
essa ação do monitoramento.
Algumas ferramentas internas de comunicação tam-
bém foram criadas no Paraná, segundo a gerente.
“Essas ferramentas possibilitam um espaço para
troca de ideias, um Fórum para discussão sobre as
questões da Metodologia e, também, uma espécie
de capacitação continuada, principalmente de dois
atores: os orientadores pedagógicos e os coordena-
dores de cursos técnicos”, diz Rosane. Ela enfatiza
que tudo isso é monitorado pelos analistas técnicos
da Gerência de Educação Profissional e Tecnológica
do Departamento Regional e acompanhado pelos
coordenadores de educação profissional, que são
os gestores de todas as ações de educação profis-
sional e tecnológica na Unidade.
A partir da pesquisa sobre a apropriaç
Profissional, o DR/PR percebeu que é
docentes para que o método fique aind