24
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
I
I
I
te contexto, as Situações de Aprendizagem assumem
papel fundamental no desenvolvimento de uma prá-
tica docente atinente à mobilização de conhecimen-
tos, habilidades e atitudes nos alunos, fortalecendo,
portanto, o link da ação pedagógica com o perfil pro-
fissional.
Diante disso, o Departamento Nacional, dentro do
Programa SENAI de Padronização Educacional, busca
colocar à disposição de cada Itinerário Nacional algu-
mas Situações de Aprendizagem. Maria Eliane conta
que essa é uma iniciativa para estimular os docentes
a desenvolverem suas próprias Situações de Apren-
dizagem. “A atividade favorece as aprendizagens
significativas por meio da utilização de estratégias
desafiadoras, que podem ser situações-problema,
estudos de casos, projetos e pesquisas aplicadas, e
de diferentes estratégias de ensino, como exposição
dialogada ou mediada, demonstração, estudo dirigi-
do, visitas técnicas, entre outras”, explica a especia-
lista, ressaltando que não se refere apenas a uma
atividade, mas a um conjunto de ações que norteiam
o desenvolvimento da prática docente.
©WITTAYAWIC/ISTOCKPHOTO