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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

de dos cursos do SENAI, além de possibilitar identificar

nossas principais fragilidades no Itinerário Formativo”,

argumenta ele, ressaltando que, desse modo, diante

dos resultados, é possível replanejar e, pedagogica-

mente, identificar quais as principais capacidades que

os estudantes precisam trabalhar com maior afinco.

Uma prova disso é que, em Santa Catarina, essas ca-

pacidades com baixo desempenho são traduzidas em

situações de aprendizagem e conduzidas pelos docen-

tes. “De igual forma, as capacidades em que somos

destaque são reforçadas para que sejam mantidas

com bom desempenho. Utilizamos os resultados de

fato como uma ferramenta para análise dos nossos

cursos”, conta o especialista.

Segundo ele, em 2015 o SENAI-SC teve mais de 6 mil

alunos avaliados, o que exigiu uma forte mobilização

das 41 unidades participantes. “Realizamos uma sé-

rie de comunicações com os coordenadores de ava-

liação, sensibilizando quanto ao processo e treinan-

do toda a equipe envolvida”, relata. Além disso, ele

acrescenta que, como Departamento Regional, reali-

zaram videoconferências diretas com os estudantes,

apresentando o Saep e a metodologia empregada,

além de dar dicas sobre como responder à avaliação.

“Essa ação foi muito receptiva, e os estudantes con-

seguiram socializar com outras unidades do próprio

estado”, conclui Thiago.