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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

forme as capacidades que precisam ser desenvolvidas,

eles são, portanto, estruturados a partir da demanda do

mercado de trabalho, no caso do SENAI, da indústria.

Alguns cursos precisam ser estruturados a partir de de-

mandas pontuais e a oferta ocorre mesmo que não es-

teja previsto no portfólio da instituição. Ou seja, a oferta

precisa ser flexível e as ferramentas de gestão precisam

garantir a flexibilidade da operação.

Diante dessa realidade, fazer a padronização dos pro-

cessos de gestão escolar da Educação Profissional, que

engloba desde cursos de 8 horas, completamente cus-

tomizado, e cursos de média e longa duração, modula-

res e regulamentados, cujo diploma necessita ser vali-

dado pelo MEC e reconhecido pelas representações de

classe, é um desafio. Por isso, o Departamento Nacional

do SENAI promoveu em 2015 a revisão e atualização

dos procedimentos no âmbito do seu Sistema de Ges-

tão Escolar, que é a principal ferramenta de padroniza-

ção, inaugurando um processo anual de revisão desses

procedimentos.

A versão anterior, 2014, foi estruturada a partir da pa-

rametrização da solução tecnológica nacional que está

sendo implantada pelos Departamentos Regionais.