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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
forme as capacidades que precisam ser desenvolvidas,
eles são, portanto, estruturados a partir da demanda do
mercado de trabalho, no caso do SENAI, da indústria.
Alguns cursos precisam ser estruturados a partir de de-
mandas pontuais e a oferta ocorre mesmo que não es-
teja previsto no portfólio da instituição. Ou seja, a oferta
precisa ser flexível e as ferramentas de gestão precisam
garantir a flexibilidade da operação.
Diante dessa realidade, fazer a padronização dos pro-
cessos de gestão escolar da Educação Profissional, que
engloba desde cursos de 8 horas, completamente cus-
tomizado, e cursos de média e longa duração, modula-
res e regulamentados, cujo diploma necessita ser vali-
dado pelo MEC e reconhecido pelas representações de
classe, é um desafio. Por isso, o Departamento Nacional
do SENAI promoveu em 2015 a revisão e atualização
dos procedimentos no âmbito do seu Sistema de Ges-
tão Escolar, que é a principal ferramenta de padroniza-
ção, inaugurando um processo anual de revisão desses
procedimentos.
A versão anterior, 2014, foi estruturada a partir da pa-
rametrização da solução tecnológica nacional que está
sendo implantada pelos Departamentos Regionais.