Background Image
Previous Page  50 / 57 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 50 / 57 Next Page
Page Background

50

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

SGE

Deusa Carvalho Ramos, especialista de Desenvolvimen-

to Industrial da Unidade de Educação Profissional e Tec-

nológica do SENAI, conta como foi o desenvolvimento

do projeto de padronização dos processos de gestão es-

colar. “Primeiramente, estruturamos e documentamos

os processos, e depois contratamos uma ferramenta

tecnológica para implementá-los”, diz, ressaltando que

esse projeto, a que deram o nome de Sistema de Ges-

tão Escolar (SGE), é integrado com o SESI.

Eram dois desafios: implantar a solução tecnológica

e também calibrar os processos que já existiam, mas

não eram padronizados no Brasil todo. “O SENAI pos-

sui mais quinhentas escolas, e cada uma executava o

mesmo processo, mas da sua maneira”, afirma Deusa,

ressaltado que o projeto veio, então, para remodelar e

padronizar o que já existia.

A especialista do SENAI explica que, na Educação Profis-

sional da instituição, foram identificados dezesseis ma-

croprocessos de gestão escolar. “Esses processos foram

mapeados, a partir de 2009, e em 2013 foi contratada

a solução tecnológica para apoiar a implantação e auto-

matização deles”, relata Deusa, informando ainda que,

a partir da implementação da ferramenta, foi possível