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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
SGE
Deusa Carvalho Ramos, especialista de Desenvolvimen-
to Industrial da Unidade de Educação Profissional e Tec-
nológica do SENAI, conta como foi o desenvolvimento
do projeto de padronização dos processos de gestão es-
colar. “Primeiramente, estruturamos e documentamos
os processos, e depois contratamos uma ferramenta
tecnológica para implementá-los”, diz, ressaltando que
esse projeto, a que deram o nome de Sistema de Ges-
tão Escolar (SGE), é integrado com o SESI.
Eram dois desafios: implantar a solução tecnológica
e também calibrar os processos que já existiam, mas
não eram padronizados no Brasil todo. “O SENAI pos-
sui mais quinhentas escolas, e cada uma executava o
mesmo processo, mas da sua maneira”, afirma Deusa,
ressaltado que o projeto veio, então, para remodelar e
padronizar o que já existia.
A especialista do SENAI explica que, na Educação Profis-
sional da instituição, foram identificados dezesseis ma-
croprocessos de gestão escolar. “Esses processos foram
mapeados, a partir de 2009, e em 2013 foi contratada
a solução tecnológica para apoiar a implantação e auto-
matização deles”, relata Deusa, informando ainda que,
a partir da implementação da ferramenta, foi possível