REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 16

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
OanalistadeDesenvolvimento Industrial doSENAI,Hugo
Nakatani, destacaque, duranteaexpansãodaEaD, com
cursos online, essas ferramentas foram surgindo sepa-
radamente, para atender as necessidades do processo
deensinoeaprendizagem. “Comessasolução integrada,
nósconseguimosdarumgrandepassoemdireçãoaqua-
lidade do ensino”, afirmaNakatani, explicando o funcio-
namento da Solução: “O LMS conta com uma interface
intuitivaque facilitaaexperiênciadoalunona realização
dasatividadeseoacessoaosconteúdosdocurso.Coma
FerramentadeAutoria, nossosprofessorespodemse tor-
nar autoresde conteúdose compartilhar comosdemais
docentes seus própriosmateriais por meio do Repositó-
rio, demodo a enriquecer os recursos disponíveis para
o desenvolvimento dos alunos”. Uma das preocupações
naselecaoseleçãodaSolução foramasexigências técni-
cas. “OSESI eoSENAI buscaramdefinir umprodutoque
não atendesse somente as funcionalidades básicas de
umLMS,masqueestivessepreparadoparaas inovações
educacionais que batem à porta”, conta o analista do
SENAI. Eleexplicaque, como referênciaparaadefinição
técnica da ferramenta, foram utilizados alguns padrões
internacionais, como: ADL (Advanced Distributed Lear-
ning) – compatibilidade com padrão demateriais online
SCORM2004; IMSGlobal –compatibilidadecompadrão
deacessoaobjetoseducacionaisexternose laboratórios
remotosLTI (LearningTools Interoperability);W3C–com-
patibilidade com padrão de acessibilidade web WCAG
parapessoascomdeficiência visual.
Segundo Nakatani, “para o desenvolvimento de compe-
tências técnicas, principalmente para cursos técnicos
e de qualificação a distância, é essencial que tiremos o
máximo proveito das tecnologias. Quanto mais o aluno
©ALENGO/ISTOCKPHOTOS
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