REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 10

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SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
habilidades e competências mais apropriadas, dos co-
nhecimentos, dos saberes, para atuar nomundo do tra-
balho”, argumenta a gerente de Educação Básica do
SESI, ressaltando que a consciência de que não existe
essa dicotomia vem sendo discutida por vários movi-
mentos, tanto governamentais quanto acadêmicos, so-
ciais e empresariais.
Para Renata, aquele tipo antigo de escola, centrado na
questão dos conteúdos, não resolve e não é eficaz nem
para uma situação em que se pensa na formação do
homem e nem na que se pensa na formação do traba-
lhador. “Aquele modelo precisou ser repensado, e esta
sendo, emmuitos âmbitos”, afirma a gerente. Segundo
ela, no âmbito do SESI, a necessidade de se repensar
o tipo de escola ficou muito clara quando os próprios
empresários disseram precisar de um estudante que
saísse da educação básica já com os conhecimentos e
habilidades apropriados para depois seguir uma carrei-
ra profissional. “Nesse sentido, o SESI empreendeu um
grande esforço e, a partir do Programa Escola SESI para
o Mundo do Trabalho, esta revisando todo o currículo
do Sistema, começando pelo do ensinomédio”, conta a
gerente, explicando que esse e um projeto inovador em
que, alémdasdisciplinasbásicas, foramagregadasqua-
tro novas disciplinas: Projetos de Aprendizagem; Atuali-
dades; Oficinas Tecnológicas; e Ciências Aplicadas. “Es-
sas quatro novas disciplinas fazem o papel de formação
transversal, que busca articular os conhecimentos das
disciplinas tradicionais”.
Renata diz, ainda, que, com essa reformulação, o SESI
busca colaborar com esses movimentos que pregam o
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