REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 6

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Para o especialista em educação e diretor de Articulação
e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ra-
mos, o Brasil desenvolveu, a partir do Saeb, um robus-
to sistema de avaliação que permite saber mais sobre a
qualidadedoensino, em termosdeaprendizagem, acesso
e conclusão escolar. Segundo ele, as avaliações trazem
varias contribuições para a educação do País. “Elas po-
dem, por exemplo, ajudar osgestoresabalizar aspolíticas
educacionais adotadas, o que precisa ser aperfeiçoado,
oumesmo abandonado, em termos de projetos e progra-
mas”, exemplifica, ressaltando que avaliar é uma etapa-
-chave paramelhorar e corrigir rumos.
A gerente de Educação Básica do SESI, Renata Santos,
concorda com Mozart e acrescenta que as avaliações
nacionais estão consolidadas e ninguémmais refuta ou
questiona sua importância. “Essas avaliações permitem
a identificação do déficit de aprendizagem de conteúdos,
habilidades e competências específicas, além de apontar
para os pontos frágeis a serem trabalhados”, argumenta,
analisandoqueasavaliações servempara redirecionar as
políticas, as ações, emelhorar a qualidade da educação.
Renata explica que o SESI conseguiu ter uma visão me-
lhor da situação de sua rede quando, a partir dos resul-
tados dessas avaliações, pode perceber em que nível se
encontrava. “Com essa análise, foi possível pactuar e se
comprometer emalcançarmetas superiores”, afirmaage-
rente. Renata ressalta que o que a instituição propõe é
o desenvolvimento do ser humano em suas potencialida-
des, dando a ele, também, instrumentos para atuar no
mundo do trabalho de forma mais competente e social-
mente relevante.
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