REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 13

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CAPA
A
educação a distância (EaD) vem se con-
solidando no cenário nacional. Em 2013,
foram contabilizadas mais de 4 milhões
dematrículas em cursos adistância, com
basenosdadosdoCensoEAD.BR,produzi-
dopelaAssociaçãoBrasileiradeEducação
aDistancia (Abed).Nocontextonacional,acrescenteprocu-
rapor cursosadistância se justificapelagrandeextensão
territorialdoBrasile tambémpeloperfildopúblico-alvo,ge-
ralmente formado por pessoas que estudam e trabalham
e, desta forma, nãopossuemflexibilidadede tempoparaa
realizaçãodecursospresenciais.
Nesse contexto, aEaD vem ganhando espaço,mas ainda
existemalgunsobstáculosparaquepossahaverumaade-
sãomaior.Aprincipaldiferençaentreoensinoadistânciae
oensinopresencialeéquea interaçãoentreossujeitosen-
volvidosnoprocessodeensinoeaprendizagemeé realiza-
dapormeiode tecnologiasde informaçãoecomunicação.
Diariamente, inúmeras ferramentas de comunicação e in-
formação sãoutilizadas: redes sociais, e-mails,mensagei-
ros instantâneos, dentre outras, que também podem ser
usadas para fins educacionais. Mas, para que seja reali-
zadoumprocesso formal deensino, énecessárioumam-
biente específico, uma sala de aula virtual. Essa sala de
aula virtual é conhecida comoLearningManagement Sys-
tem (LMS)ouAmbienteVirtual deAprendizagem (AVA).
É no LMS que o aluno irá realizar as atividades, interagir
com os materiais online dos cursos e com professores e
colegas. Comousoda tecnologia, podemocorreralgumas
limitaçõesde interaçãoeconduçãodoprocessodeensino
eaprendizagem, secomparadosaoensinopresencial. Por
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