REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 17

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CAPA
experimentar e testar durante a parte online do curso,
mais proveitoso será omomento presencial, quando ele
irá interagir commaquinasmáquinas e equipamentos e
desenvolver suascompetências”.
O analista do SENAI ressalta que, com esses padrões, o
LMS pode registrar mais detalhadamente as atividades
dos alunos dentro do ambiente e fornecer ao tutor dados
que permitam o delineamento de estratégiasmais perso-
nalizadas de ensino, de acordo comas necessidades dos
alunos. “Geralmente, oLMS somente informaqueoaluno
acessou ou não determinado conteúdo; agora é possível
verificardadosda interaçãodoalunocomos recursos”,diz.
Além dos padrões internacionais, também buscou-se o
alinhamento comaevolução tecnológicaea facilidadede
uso. “Toda aSolução é compatível com oHTML5, lingua-
gemdeprogramaçãoquepermitequeosistemasejacarre-
gadomais rapidamente,acessívelpordiversosdispositivos
equedispenseanecessidadede instalaçãode softwares
adicionais”, completaNakatani, destacandoque, acompa-
nhandoarealidadedaexpansãodousodedispositivosmo-
veismóveis,aSolução tambémcontacomaplicativosespe-
cíficosparaasplataformasAndroide iOS. “Dessa forma, o
usuário pode ter sempre amelhor experiência, de acordo
como seudispositivo. Possibilitandooacessopor disposi-
tivosmóveis, as oportunidades de tempo e lugar para es-
tudar sãomaximizadas.Oalunopodeestudarnocaminho
parao trabalhoouentãonafiladobanco”, argumenta.
Os recursosde interação também foramumapreocupação
das instituições. ASoluçãodeEducaçãoaDistânciaconta
com um sistema dewebconferência integrado, o que per-
mite uma facilidademaior de contato entre professores e
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