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de 2015, será possível construir a série histórica de

trinta cursos que estão sendo avaliados pela segun-

da vez. “Será possível, ainda, fazer uma comparação

dos desempenhos dos cursos com os resultados dos

questionários que avaliam a infraestrutura, a propos-

ta pedagógica e a atuação dos docentes, bem como

analisar as mudanças ocorridas, os ganhos obtidos

ou não”, diz a gestora, enfatizando que os dados dos

desempenhos nas provas são analisados por meio de

técnicas estatísticas, pedagógicas e psicométricas.

“Estas últimas permitem resultados pormenorizados

das avaliações, a partir de critérios como caracterís-

ticas dos participantes, desempenho dos estudan-

tes, além de indicadores de qualidade das escolas e

dos cursos, tendo em vista comunicar os resultados

da avaliação e incentivar seu uso imediato, iniciando

pela elaboração de planos de melhorias”.

Glecivan ressalta que está ocorrendo, nos Departa-

mentos Regionais, nas Unidades Escolares e espe-

cialmente entre os docentes, um movimento de cul-

tura da avaliação, com fotografias da realidade do

processo formativo completo, e não só de parte dele.

“É possível visualizar impactos da Avaliação na for-

mação docente, nos planos de cursos e propostas

pedagógicas, nas metodologias de ensino, nas ações

da gestão escolar, na implantação e alinhamento dos

Itinerários Formativos e em outras ações específicas

de cada Departamento Regional”, finaliza.

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SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL