SÉRIE HISTÓRICA
O SENAI utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI)
como metodologia para a aplicação da Avaliação.
Segundo Glecivan, a TRI é uma teoria moderna de
avaliação, utilizada também pelo Ministério da Edu-
cação (MEC), por exemplo, para o Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem), e pela Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),
na avaliação do Programme for International Student
Assessment (Pisa). “Assim como o Enem, a Avaliação
de Desempenho de Estudantes do SENAI trabalha
com foco em competências e capacidades. A nossa
proposta é investigar, através da avaliação dos alu-
nos concluintes, o grau de desenvolvimento das ca-
pacidades básicas, técnicas e de gestão previstas no
Itinerário Formativo, ou seja, verificar o alcance das
competências necessárias ao desempenho da ocu-
pação, conforme preconiza a Metodologia SENAI de
Educação Profissional”, afirma ela.
Essa metodologia viabiliza a construção de uma sé-
rie histórica, pois permite verificar não apenas a pro-
ficiência dos estudantes em cada edição da Avalia-
ção, mas também o desempenho longitudinal dos
cursos, das escolas, dos Departamentos Regionais
e das Unidades Operacionais, possibilitando, assim,
o acompanhamento da Educação Profissional no
Sistema Indústria. Segundo Glecivan, nesta edição
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