Background Image
Previous Page  38 / 57 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 38 / 57 Next Page
Page Background

SÉRIE HISTÓRICA

O SENAI utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI)

como metodologia para a aplicação da Avaliação.

Segundo Glecivan, a TRI é uma teoria moderna de

avaliação, utilizada também pelo Ministério da Edu-

cação (MEC), por exemplo, para o Exame Nacional

do Ensino Médio (Enem), e pela Organização para a

Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),

na avaliação do Programme for International Student

Assessment (Pisa). “Assim como o Enem, a Avaliação

de Desempenho de Estudantes do SENAI trabalha

com foco em competências e capacidades. A nossa

proposta é investigar, através da avaliação dos alu-

nos concluintes, o grau de desenvolvimento das ca-

pacidades básicas, técnicas e de gestão previstas no

Itinerário Formativo, ou seja, verificar o alcance das

competências necessárias ao desempenho da ocu-

pação, conforme preconiza a Metodologia SENAI de

Educação Profissional”, afirma ela.

Essa metodologia viabiliza a construção de uma sé-

rie histórica, pois permite verificar não apenas a pro-

ficiência dos estudantes em cada edição da Avalia-

ção, mas também o desempenho longitudinal dos

cursos, das escolas, dos Departamentos Regionais

e das Unidades Operacionais, possibilitando, assim,

o acompanhamento da Educação Profissional no

Sistema Indústria. Segundo Glecivan, nesta edição

38

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

©MEDIAPHOTOS/ISTOCKPHOTO