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ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS

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Transporte e logística:

A região Sudes-

te precisa de investimentos de R$ 63,2 bi-

lhões nos próximos cinco anos para ampliar

e garantir a integração de sua malha de

transportes. Esse é o valor estimado para

a execução de 86 projetos prioritários na

região. Se essas obras forem concluídas,

haverá uma economia de até R$ 8,9 bilhões

ao ano com o transporte de cargas. As con-

clusões estão no

Projeto Sudeste Competi-

tivo

, elaborado pela CNI com as federações

de indústria da região. Trata-se da última

publicação da série

Estudos Regionais de

Competitividade

, feitos em parceria com as

federações estaduais da indústria. Em anos

anteriores foram apresentados estudos se-

melhantes para as regiões Norte, Sul, Nor-

deste e Centro-Oeste. Os estudos regionais

oferecem subsídios para o governo e o setor

privado no planejamento do sistema logís-

tico do país, na racionalização da aplicação

dos recursos e, assim, na redução dos cus-

tos com transporte no Brasil.

>

Gás natural:

A expansão da produção e o

desenvolvimento de um mercado dinâmico

de gás natural são essenciais para dar segu-

rança energética ao país e garantir a oferta

do combustível a preços competitivos. A ex-

ploração de gás em terra no Brasil cerca-se

ainda por regulamentação técnica e ambien-

tal complexa e burocrática, por uma política

de conteúdo local incompatível com o baixo

nível de desenvolvimento da cadeia de for-

necedores e por uma estrutura tributária

que desestimula a atividade. A CNI desen-

volveu estudos regionais que mostram de-

safios e oportunidades da exploração de gás

natural em terra no país. Os dados pautaram

seminários sobre o tema que reuniram repre-

sentantes de empresários, do governo e do

Congresso Nacional no Rio de Janeiro, Santa

Catarina, Paraná, Bahia, Minas Gerais e Bra-

sília. Para a indústria, o êxito do país na pro-

dução de gás em terra depende da remoção

dessas barreiras econômicas e regulatórias

e da adoção de uma agenda que promova a

modernização e a expansão do setor.

CNI DEFENDE MENOS

BUROCRACIA E AUMENTO DA

PARTICIPAÇÃO PRIVADA NO

INVESTIMENTO E GESTÃO

DA INFRAESTRUTURA