53
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
Sobre o objetivo principal do Pisa, que é ana-
lisar se os alunos estão bempreparados para
enfrentar os desafios do dia a dia, o consultor
diz que um bom exemplo de iniciativa que co-
labora com essa demanda é o novo currículo
dasescolasdoSESI, queestásendo implanta-
do desde o ano passado e aponta na direção
correta ao eleger a vida cotidiana como fonte
de problemas genuínos para o ensino escolar.
“Também acerta ao preparar os jovens para
êxitos acadêmicos, mas investindo, ao mes-
mo tempo, e commaior ênfase, na sua capa-
cidade de lidar com os grandes desafios glo-
bais do nosso tempo, de resolver problemas
de forma inovadora e criativa e de promover
o cultivo de competências que os tornem ca-
pazes de estabelecer relações interpessoais
maduras e de participar efetivamente na vida
comunitária e profissional, adotando compor-
tamento ético e desenvolvendo o gosto pelo
conhecimento”, conclui Filocre.