CASO DE SUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
D AÇÃ
A prova é constituída por vários cadernos
de teste que combinam itens dos diferen-
tes domínios avaliados. As questões são
de múltipla escolha e simulam situações
reais da vida. Cada aluno responde, ape-
nas, a um caderno de teste. Os itens do
Pisa não são públicos; desse modo, pos-
sibilitam a comparação de resultados ao
longo das várias edições do exame e a
identificação de tendências. Em cada ci-
clo avaliativo são disponibilizados alguns
itens que deixam de fazer parte das pro-
vas e que ilustram o tipo de situações
apresentadas aos alunos.
Seleção
Por ser amostral, a OCDE indica algumas
escolas nos Estados que realizarão a
prova. Em cada ciclo avaliativo, são sele-
cionados os alunos por um processo de
amostragem em duas fases. Na primeira,
é constituída uma amostra aleatória es-
tratificada de escolas; na segunda, são
identificados, nas escolas selecionadas,
todos os alunos elegíveis para a realiza-
ção dos testes; destes, são selecionados
aleatoriamente pelo consórcio interna-
cional cerca de quarenta alunos de cada
instituição de ensino.