Background Image
Previous Page  51 / 66 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 51 / 66 Next Page
Page Background

51

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

tantes, proporcionando uma medida da

eficácia da educação de cada nação

face aos padrões de desempenho es-

tabelecidos pela OCDE. Mas, na avalia-

ção de Chico Soares, infelizmente não

se pode analisar a educação básica no

Brasil sem considerar a enorme desi-

gualdade presente no sistema. “Temos

o que há de melhor e de pior. Devemos

celebrar o que temos de bom e buscar

estender as oportunidades de aprendi-

zado dessas boas escolas”, enfatiza o

presidente do Inep.

Novidades

Em cada ciclo do Pisa é seleciona-

da como foco principal uma das três

áreas avaliadas. Em 2000, o principal

foi a leitura, domínio novamente avalia-

do em 2009. Em 2003 e em 2012, foi

selecionada a matemática e, em 2006

e 2015, as ciências. A edição de 2015

pediu ainda uma avaliação adicional

dos alunos em educação financeira e

resolução colaborativa de problemas,

com o objetivo de aferir como o estu-

dante lida com seu dinheiro e como re-

solve situações do cotidiano.

Na visão de Chico Soares, a vida mo-

derna exige conhecimentos e habilida-

des muito diversos. “A opção por par-

ticipar de uma avaliação internacional

de competência financeira vai ao en-

contro de um esforço transversal que

envolve diferentes órgãos do governo e

que contribui com a Estratégia Nacio-

nal de Educação Financeira, que visa

a promover a educação financeira e

previdenciária dos jovens, contribuin-

do para o fortalecimento da cidadania,