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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

do sistema financeiro nacional e para a

formação de consumidores mais cons-

cientes em suas decisões”, afirma o

presidente do Inep.

Sobre a resolução colaborativa de pro-

blemas, Soares diz que requer dos

estudantes a habilidade de resolver

situações-problema cujo método de

solução não é imediatamente óbvio.

“A forma colaborativa de resolução de

problemas oportuniza a construção da

divisão de trabalho, confluência de fon-

tes distintas de experiências, visões e

conhecimentos e estímulo à criativida-

de, espírito investigativo e pensamento

crítico”, explica, ressaltando que enga-

jar-se por um entendimento comparti-

lhado ou de equipe é uma habilidade

fundamental à inserção dos jovens na

sociedade em que vivemos.

©SEZERYADIGAR/ISTOCKPHOTO

Já para o consultor da UNESCO para o

Programa Escola SESI para o Mundo do

Trabalho, João Antonio Filocre Saraiva,

do ponto de vista formativo, não há dú-

vida quanto à importância das compe-

tências que a introdução dessas duas

áreas proporciona. “A natureza comple-

xa dos problemas e desafios hoje en-

frentados, como o aquecimento global

e todas as suas consequências, a cons-

tante ameaça das pandemias, a polui-

ção e a escassez de água, por exemplo,

não pode dispensar a capacidade de

saber trabalhar colaborativamente no

seu enfrentamento”, esclarece Filocre,

completando que, do ponto de vista

dos resultados, o Brasil não pode ali-

mentar a expectativa de que apresen-

tará, nessas duas áreas, desempenho

melhor que naquelas que já vêm sendo

avaliadas no Pisa.

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