CASO DE SUCESSO
57
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Edições anteriores
Na edição anterior, de 2012, as provas
foram aplicadas a 510 mil alunos em
60 países, o que, segundo a OCDE, re-
presenta estatisticamente cerca de 28
milhões de estudantes de 15 anos. No
Brasil, 19.877 alunos de 837 escolas
completaram o exame, segundo o es-
tudo. Os resultados daquela edição fo-
ram divulgados em 2013, e o País ficou
em 58º lugar em matemática, 55º em
leitura e 59º em ciências.
O foco da avaliação de 2012 foi mate-
mática. O Brasil ficou atrás de países
latino-americanos como Chile, Méxi-
co, Uruguai e Costa Rica e à frente de
Argentina, Colômbia e Peru. Os outros
países piores que o Brasil são Tuní-
sia, Jordânia, Qatar e Indonésia. Chi-
na (Xangai), Cingapura, Hong Kong,
Taiwan, Coreia do Sul, Macau e Japão
tiveram os melhores desempenhos do
Pisa em matemática. A China (Xangai)
também teve os melhores índices em
leitura e ciências.
A média aritmética de desempenho
nas três áreas em 2012 foi de 402, um
ponto acima da média alcançada em
2009. Confira, ao lado, o desempenho
do Brasil nas últimas cinco edições do
Programa Internacional.
Pisa 2012
391 (58ª)
405(59ª)
410(55ª)
402
D AÇÃ
©ARSENIK/ISTOCKPHOTO