Background Image
Previous Page  50 / 66 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 50 / 66 Next Page
Page Background

50

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

textuais, os quais possibilitam relacio-

nar o desempenho dos alunos a variá-

veis demográficas, socioeconômicas e

educacionais. Essas informações são

coletadas pela aplicação de questioná-

rios específicos para os alunos, para os

professores e para as escolas. Segundo

o presidente do Inep, como já são mui-

tos os países participantes, é possível

saber como os jovens brasileiros estão

adquirindo esses conhecimentos e habi-

lidades em relação aos jovens de outros

países. “Ademais, os dados coletados

por meio de questionários socioeconô-

micos oferecem informações contextuais

que auxiliam na interpretação e singula-

rizam as circunstâncias dos resultados

obtidos no teste”, afirma Soares.

O exame internacional faz um retrato

de cada país e o compara com os res-

© NUSTOCK/ISTOCKPHOTO

(Inep). Segundo o presidente da insti-

tuição, Chico Soares, o Pisa criou uma

matriz referencial de leitura, de mate-

mática e de ciências que enfatiza como

esses conhecimentos são necessários

na vida de um jovem neste novo sécu-

lo. “O intuito da avaliação é analisar

em que medida os jovens conseguem

aplicar os conhecimentos adquiridos

nessas áreas em situações do dia a

dia, de modo que estejam preparados

para uma participação plena em socie-

dade”, explica Soares, ressaltando que

essas especificações são particular-

mente úteis e, como consequência, os

indicadores delas derivados.

Além de observar as competências dos

estudantes em leitura, matemática e

ciências, o estudo coleta informações

para a elaboração de indicadores con-

ASCOM/INEP