54
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
OS SUJEITOS
EDUCANDOS
DA EJA
A
o caracterizar a Educação de
Jovens e Adultos (EJA), essa
modalidade específica da
educação básica, deparamo-
-nos comuma pluralidade de
sujeitos que dela fazem par-
te. Cada umcomuma história de vida, reunindo
suas marcas de identidade e repletos de me-
mórias que os constituem. Em muitos momen-
tos, esses sujeitos se revelam tão semelhantes
e, ao mesmo tempo, tão singulares em suas
ações cotidianas.
Esse contexto de experiências é somado ao
grupo, criando espaços de saberes e não sa-
beres, na busca de um reconhecimento na
sociedade. Pensando a partir desse universo
de que é constituída a Educação de Jovens e
Adultos (EJA), lembramo-nos da fala de Paulo
Freire, que dizia que “é na inconclusão do ser
que se sabe como tal que se funda a educa-
ção como processo permanente. Mulheres e
homens se tornam educáveis na medida em