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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
PROCESSOS EDUCATIVOS
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma boa alterna-
tiva para se alcançarem esses objetivos. Apesar de ela
ainda ser vista por muitos como uma forma de alfabetizar
quem não teve oportunidade de estudar na infância ou
quem, por algummotivo, teve que abandonar a escola, fe-
lizmente esse conceito vemmudando e, entre os grandes
desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a
elevação da escolaridade dos trabalhadores ativos.
O mundo hoje sabe do valor da aprendizagem contínua
em todas as fases da vida, e não somente durante a in-
fância e a juventude. “A alfabetização é uma parte funda-
mental, mas não é a única. O processo educativo, ideal-
mente, começa na infância e termina somente na velhice.
Dessa forma, a aquisição de conhecimentos tem de ser
vista numa perspectiva mais ampla, dentro do conceito
de educação e aprendizagem que ocorre ao longo da
vida,” afirma Timothy Ireland.
Ele lembra que o adulto participa do processo educativo
de forma voluntária, já que só as crianças são obrigadas,
por lei, a ir para a escola. “O
abandonar os estudos quan
por eles, por isso a questão
damental para a permanê
cessos educativos”.
O coordenador da UNESCO f
cimentos básicos da escol
para a formação profission
forte para a socialização do t
um bom domínio das funç
ta e matemática e busca co
também estabelece um alic
zação. “A articulação dos c
escolares é um bom camin
tividade dos trabalhadores”,
Ireland lembra que o adult
com vida própria, e precisa
tônomo, independente e qu
mundo social e no mundo d
satisfeito é sempre um trab
mais e a ser mais competiti
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