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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

PROCESSOS EDUCATIVOS

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma boa alterna-

tiva para se alcançarem esses objetivos. Apesar de ela

ainda ser vista por muitos como uma forma de alfabetizar

quem não teve oportunidade de estudar na infância ou

quem, por algummotivo, teve que abandonar a escola, fe-

lizmente esse conceito vemmudando e, entre os grandes

desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a

elevação da escolaridade dos trabalhadores ativos.

O mundo hoje sabe do valor da aprendizagem contínua

em todas as fases da vida, e não somente durante a in-

fância e a juventude. “A alfabetização é uma parte funda-

mental, mas não é a única. O processo educativo, ideal-

mente, começa na infância e termina somente na velhice.

Dessa forma, a aquisição de conhecimentos tem de ser

vista numa perspectiva mais ampla, dentro do conceito

de educação e aprendizagem que ocorre ao longo da

vida,” afirma Timothy Ireland.

Ele lembra que o adulto participa do processo educativo

de forma voluntária, já que só as crianças são obrigadas,

por lei, a ir para a escola. “O

abandonar os estudos quan

por eles, por isso a questão

damental para a permanê

cessos educativos”.

O coordenador da UNESCO f

cimentos básicos da escol

para a formação profission

forte para a socialização do t

um bom domínio das funç

ta e matemática e busca co

também estabelece um alic

zação. “A articulação dos c

escolares é um bom camin

tividade dos trabalhadores”,

Ireland lembra que o adult

com vida própria, e precisa

tônomo, independente e qu

mundo social e no mundo d

satisfeito é sempre um trab

mais e a ser mais competiti

©MASSONSTOCK/ISTOCKPHOTO