CASO DE SUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ ARTIG
*Coordenadora pedagógica da Educação de
Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Sagrado
Coração de Maria do Rio de Janeiro (CSCM-RJ).
Pedagoga, pós-graduada emSupervisão Escolar
e mestre em Educação
processo educacional, possibilitando-lhes, assim,
uma intervenção significativa na realidade.
Oadultonão voltaà escolapara recuperar o tempo
perdido; ele vai embusca de umaprendizado para
suas necessidades presentes. Por isso, cada mo-
dalidade de ensino deve pensar a partir de suas
especificidades, enão tentar adequar umaàoutra.
Esses alunos esperam que, nessa escola, haja es-
paço para falar de sua vida, desejos, sua dor, suas
alegrias, daquilo que os aflige no cotidiano: família,
casa, trabalho. Eles esperam ser acolhidos, ouvi-
dos, escutados, se sentir incluídos, coma possibili-
dade de ter alguémpara compartilhar todos esses
sentimentos que fazemparte do ser humano.
Esses sujeitos são guiados por sonhos há muito
esquecidos, pelo desejo de “melhorar de vida”,
pelo esforço de compreender o mundo que os ro-
deia, pela vontade de serem reconhecidos como
sujeitos, podendo olhar para todos, como eles fa-
lam, “de cabeça erguida”.
©PEPIFOTO/ISTOCKPHOTO