Background Image
Previous Page  57 / 59 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 57 / 59 Next Page
Page Background

CASO DE SUCESSO

57

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃ ARTIG

*Coordenadora pedagógica da Educação de

Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Sagrado

Coração de Maria do Rio de Janeiro (CSCM-RJ).

Pedagoga, pós-graduada emSupervisão Escolar

e mestre em Educação

processo educacional, possibilitando-lhes, assim,

uma intervenção significativa na realidade.

Oadultonão voltaà escolapara recuperar o tempo

perdido; ele vai embusca de umaprendizado para

suas necessidades presentes. Por isso, cada mo-

dalidade de ensino deve pensar a partir de suas

especificidades, enão tentar adequar umaàoutra.

Esses alunos esperam que, nessa escola, haja es-

paço para falar de sua vida, desejos, sua dor, suas

alegrias, daquilo que os aflige no cotidiano: família,

casa, trabalho. Eles esperam ser acolhidos, ouvi-

dos, escutados, se sentir incluídos, coma possibili-

dade de ter alguémpara compartilhar todos esses

sentimentos que fazemparte do ser humano.

Esses sujeitos são guiados por sonhos há muito

esquecidos, pelo desejo de “melhorar de vida”,

pelo esforço de compreender o mundo que os ro-

deia, pela vontade de serem reconhecidos como

sujeitos, podendo olhar para todos, como eles fa-

lam, “de cabeça erguida”.

©PEPIFOTO/ISTOCKPHOTO