Background Image
Previous Page  55 / 59 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 55 / 59 Next Page
Page Background

CASO DE SUCESSO

55

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃ ARTIG

Patrícia W. Prazeres*

que se reconhecem inacabados.” Esses sujeitos,

provenientes de classes populares, vivem em si-

tuação socioeconômica desfavorável, em que a

necessidade de trabalhar muito cedo certamente

os afastou de seus lugares de origem.

Trazem em suas bagagens histórias reais de de-

sesperança e esperança que os faz tentar “mudar

de vida”, procurando melhores condições. Carre-

gam a esperança de um futuro diferente do que

deixaram para trás. Esses jovens e adultos se ca-

racterizamcomo umgrupo heterogêneo quanto às

suas atividades: pedreiros, donas de casa, portei-

ros, faxineiras, cozinheiros etc. São trabalhadores,

empregados, desempregados ou simplesmente

homens e mulheres em busca do primeiro empre-

go; filhos, pais, mães e avós. Muitos nunca foram

à escola ou dela tiveram que se afastar, quando

crianças, em função da entrada precoce no mer-

cado de trabalho, oumesmo por falta de escolas.

Esses jovens e adultos que retornaram à esco-

la passaram por ela mesmo que por um tempo

curto: dias, semanas ou apenas meses. O tem-

po de escolarização nem sempre significa mais

conhecimento ou facilidade para aprendizagem.

São sujeitos sociais e culturais, marginalizados

nas esferas socioeconômicas e educacionais,

privados do acesso à escolarização e que trazem

©PEPIFOTO/ISTOCKPHOTO