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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
dantes podem utilizar a câmera de seus tablets
ou celulares para o reconhecimento de imagens
impressas nos livros didáticos da instituição.
Além do livro, o estudante passa, então, a ter
acesso a visualizações de objetos em 3D, simu-
ladores, vídeos e uma variedade de recursos
multimídia. “Através do aplicativo, é possível so-
brepor, em cima de elementos reais, objetos de
aprendizagem virtuais contextualizados. Com
isso, conseguimos a integração do livro didáti-
co, que naturalmente é estático, com toda uma
possibilidade de movimento e interação através
dos elementos virtuais”, explica Duarte. O espe-
cialista ainda destaca a possibilidade de atua-
lização constante de conteúdos, proporcionada
pelos novos recursos virtuais. “Eventualmente,
se houver alguma mudança com relação ao
conteúdo do livro físico que está sendo utilizado
pelo SENAI, através do aplicativo, conseguimos
manter o estudante atualizado em função da
capacidade de relacionar o mundo multimídia
com o mundo real”, diz.
Para ter acesso ao recurso, o aluno precisa
baixar o aplicativo e ter em mãos os livros di-
dáticos impressos. Feito isso, será possível
visualizar uma relação de objetos classifica-
dos em função dos diferentes livros do curso,
volumes e páginas. A medida facilita a identi-
ficação, por parte do aluno, da figura para a
qual ele poderá apontar a câmera do seu equi-
pamento móvel. Assim, ao apontar a câmera
para a figura, o educando poderá ver, na tela
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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