Background Image
Previous Page  31 / 54 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 31 / 54 Next Page
Page Background

31

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

dantes podem utilizar a câmera de seus tablets

ou celulares para o reconhecimento de imagens

impressas nos livros didáticos da instituição.

Além do livro, o estudante passa, então, a ter

acesso a visualizações de objetos em 3D, simu-

ladores, vídeos e uma variedade de recursos

multimídia. “Através do aplicativo, é possível so-

brepor, em cima de elementos reais, objetos de

aprendizagem virtuais contextualizados. Com

isso, conseguimos a integração do livro didáti-

co, que naturalmente é estático, com toda uma

possibilidade de movimento e interação através

dos elementos virtuais”, explica Duarte. O espe-

cialista ainda destaca a possibilidade de atua-

lização constante de conteúdos, proporcionada

pelos novos recursos virtuais. “Eventualmente,

se houver alguma mudança com relação ao

conteúdo do livro físico que está sendo utilizado

pelo SENAI, através do aplicativo, conseguimos

manter o estudante atualizado em função da

capacidade de relacionar o mundo multimídia

com o mundo real”, diz.

Para ter acesso ao recurso, o aluno precisa

baixar o aplicativo e ter em mãos os livros di-

dáticos impressos. Feito isso, será possível

visualizar uma relação de objetos classifica-

dos em função dos diferentes livros do curso,

volumes e páginas. A medida facilita a identi-

ficação, por parte do aluno, da figura para a

qual ele poderá apontar a câmera do seu equi-

pamento móvel. Assim, ao apontar a câmera

para a figura, o educando poderá ver, na tela

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

©VENIMO/ISTOCKPHOTO